ONDE VOCÊ ESTÁ?
De fato nem sempre conseguimos saber onde estamos, existe algo paradoxal que o corpo se encontra em um lugar e nossa mente em outro. Trazer nossa mente para a consciência do que devemos no focar e onde devemos redirecionar o nosso pensamento parece algo bem difícil, mas eu tenho apreendido que tudo em nossa vida é questão de condicionamento de aprendizagem.
Quando estudava sobre questões ligadas a nossos pensamentos sempre me deparava com as três instancias psíquicas ( Id, Ego e Super Ego ), ter um equilíbrio e saber transitar sobre essas dimensões me fez mudar a minha vida em vários aspectos.
Para mim sempre foi muito difícil de superar algumas coisas ruins em minha vida, como a morte de meu pai, a perca de amigos, decepções, relacionamentos que não deram certo e tudo isso fez com que eu criasse dentro de mim um mecanismo de auto defesa. eu precisava entender aonde minha mente estava e não permitir que pensamentos ruins ou contraditórios pudessem me tirar a paz ou o sossego. As vezes me vejo pensando sobre questões que fatalmente me trazem algum tipo de sofrimento, saudade, decepção. E começo a me readmitir ao processo de estar bem e procurar evidenciar minha mente para outros desejos e sonhos.
Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo. Partindo desse pressuposto hoje não me permito mais sofrer por pessoas e coisas que não me acrescentam em nada, vivemos sempre ao lado de pessoas que vivem cheias de lixo querendo depositar em nós suas frustrações e indignações, dividir o fardo não é admitir isso de outras pessoas é mostrar para elas que existe um processo evolutivo de mudança e que tudo pode mudar a partir do momento que você se permitir analisar aonde você está. Não me refiro a um espaço geográfico mais a um espaço mentalmente psíquico que permite trazer várias sensações para você. Fiz uma análise com minha turma da dança onde após grande exaustividade de exercícios fizemos uma pausa para conectar a mente em um outro lugar. Uma música ambiente, sons de natureza, e fechando os olhos em uma breve meditação em mudar o vínculo da mente. Todos conseguiram entrar em um processo de desestres, e mais que isso visualizar as imagens que eu ditava, como também sentir as sensações pertinentes à aquela atividade. Podemos sim nos desvincular de coisas obscuras sentimentos contraditórios e tristezas. Redirecione seu pensamento. Não seria no entanto ignorar o processo de dificuldade mas trazer ele para um modo consciente de superação sem traumas e sofrimento.
O ponto chave é. Aonde eu estou? E aonde eu quero estar?
Existe o que eu considero sobre a lei da permissividade. Temos em nós a permissividade de atuar sobre nosso corpo e nossa mente. O estado de Corporeidade definirá quem você é e possivelmente quem você poderá ser.
Autor: Wellington Florentino de Sousa 23/02/2017