terça-feira, 20 de setembro de 2016

CUIDE  DE SUA ALMA


Independentemente de conceitos sobre a perspectiva da alma sendo de uma posição dicotomista ou tricotomista, quero destacar alguns aspectos que nos auxilia a ter um bom equilíbrio da alma. Tendo em contrapartida a definição de alma, como: conjunto das atividades imanentes à vida (pensamento, afetividade, sensibilidade etc.), entendidas como manifestações de uma substância autônoma ou parcialmente autônoma em relação à materialidade do corpo.

Quero trazer algumas sugestões nas quais tem me ajudado a encontrar um equilíbrio.

1- PRATIQUE ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA



A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
2- O PRAZER DA LEITURA

Interessados nos ganhos que um livro pode trazer para nossas vidas fomos atrás e listamos 10 benefícios da leitura. Sinta-se à vontade para acrescentar outros benefícios...
1.  A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.
2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.
5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.
6. É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.
8. Ler eleva a auto-estima.
9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.
3 - DESCONECTE-SE

De certeza que a maioria das pessoas já ouviu falar em socialização. No entanto, muitas delas não sabe o que significa essa palavra. A socialização é o processo através do qual nós vamos interiorizando hábitos e características que nos tornam membros de uma sociedade. A socialização é um processo contínuo, que se inicia após o nascimento e se faz sentir ao longo de toda a nossa vida, terminado apenas quando morremos porque o nosso cérebro deixa de funcionar.
Podem ser referidos dois tipos de socialização: a socialização primária e a secundária.
Podemos definir socialização primária como sendo o processo pelo qual os seres humanos aprendem as coisas mais básicas da vida, tais como comer com talheres, andar, falar, vestir-se sozinhos, entre muitas outras. Estas “regras” são-nos ensinadas fundamentalmente pelos nossos pais e pela escola. Por exemplo, quando aprendemos a falar estamos a sofrer um processo de socialização primária e quem nos faz passar por esse processo são os nossos pais. É este conjunto de “regras” que faz com que estejamos integrados numa determinada sociedade. Como tal, este processo constitui um papel imprescindível na nossa vida.
Relativamente à socialização secundária, esta também é um processo de aprendizagem mas, tal como o nome indica, é secundária. Isto significa que sofremos este processo quando nos deparamos com novas e diversas situações ao longo da vida e temos de nos adaptar a essas situações. Por exemplo, quando nos casamos temos de nos habituar a uma nova forma de vida, viver com uma pessoa, partilhar os mesmos problemas, etc. Nem sempre é fácil uma adaptação a novas situações porque quando nos acomodamos a uma certa situação temos dificuldade em aceitar que a vida muda e já não é da mesma forma.
Ao longo de toda a nossa vida estamos constantemente a ser postos à prova e a passar por processos de socialização secundária. Cada nova situação que nos surge é uma nova adaptação que sofremos.
Por este motivo, a socialização é o processo que permite a cada indivíduo desenvolver a sua personalidade permite a sua integração na sociedade. Se repararmos, dois indivíduos reagem de forma completamente diferente perante a mesma situação, porque cada indivíduo é único e a sua personalidade também.
Como tal, resta apenas mencionar que é o facto de estarmos diariamente sujeitos a este processo que nos torna seres integrados numa sociedade e nos torna aquilo que cada um é.

Seja mais sociável viva no mundo real... estamos perdendo valores e criando péssimos hábitos de comunicação.
4) DÊ SORRISOS

É incrível como um sorriso pode nos fazer sentir melhor. Um simples sorriso muitas vezes nos leva a uma gargalhada, trazendo uma alegria que resulta em um alívio natural do estresse. A fórmula é simples e reduz o nível diário de preocupações. Mesmo não sabendo por que sorrimos, pense um pouco: atualmente há uma série de estudos médicos comprovando que sorrir ou gargalhar contribui para nos tornar mais saudáveis e pode prover uma vida mais longa e feliz.
Quando você sorri, o cérebro produz substâncias químicas que percorrem o corpo, agindo física e emocionalmente, criando uma sensação de bem estar. Não é novidade para ninguém que o estresse é um fator que eleva o risco de desenvolver várias doenças cardiovasculares, cancerígenas, psicológicas, dentre outras. A boa notícia é que o ato de sorrir influencia na diminuição do estresse e, portanto, ajuda na prevenção desses problemas de saúde.
Entretanto, frases de felicidade, piadas ou situações cômicas só serão efetivas se conseguirem provocar um sorriso verdadeiro. Seja sincero, não se pode fingir um sorriso genuíno. Certos estímulos podem trazer pensamentos felizes, uma boa lembrança, uma mensagem de aniversário, ver ou ouvir algo engraçado, os mais simples estímulos podem afetá-lo de uma forma especial e provocar um bem estar automático.
Crianças sorriem com maior facilidade, exibem uma felicidade profunda e quase não têm estresse. Todos nós, adultos, já passamos por esta fase, e à medida que crescemos e ganhamos novas preocupações, passamos a sorrir menos. Permita-se  voltar a esse estágio infantil. Às vezes nos prendemos tanto às atribulações e desafios do dia a dia que não deixamos espaço para alegria. Você não pode fechar-se para o mundo e tornar-se indiferente aos estímulos que provocam os bons sentimentos.
Um sorriso verdadeiro pode ser desencadeado por um bom pensamento, contato com a natureza, exercícios, música, arte, frases de motivação e inúmeras outras coisas que o farão sentir-se bem, coisas que proporcionam alegria e aliviam qualquer estresse. Esteja aberto a esses estímulos e aproveite-os ao máximo, então entenderá a importância de um sorriso verdadeiro.  


5) ALIMENTE SUA ALMA DE COISAS BOAS



A Mídia tem um papel importante no campo político, social e econômico de toda sociedade. Através desse mecanismo essa instituição incute na população uma consciência, uma cultura, uma forma de agir e de pensar.
O crime desperta curiosidade na população por apresentar uma ameaça. A mídia atua explorando essa fragilidade humana estimulando a sensação de insegurança. A televisão tornou-se um fenômeno em massa, assim como, a alta taxa de criminalidade e, com isto, também cresce a sensação de medo e insegurança em toda população.
Por nos encontrarmos em uma crise de credibilidade política, os telejornais procuram outras categorias informativas para traduzir o interesse da sociedade — geralmente notícias violentas. Assim, a curiosidade pela narração do crime e suas possíveis consequências acabam por ser uma das causas de uma nova cultura de violência, em que essa aparece como um fato normal, corriqueiro, que faz parte do cotidiano.
Não há com um grau de certeza a confirmação de que os meios de comunicação influenciem na opinião pública, o fato é que existe uma influência mútua entre o discurso sobre o crime — atos violentos — e o imaginário que a sociedade tem dele e entre as notícias e o medo do delito. Com isso, pode-se sustentar que existe uma relação sólida entre as ondas de informação e a sensação de insegurança.
A televisão se tornou um eletrodoméstico indispensável em qualquer lar e, hoje, informar é fazer assistir. Quando a transmissão é ao vivo, as imagens passam uma veracidade ainda maior aos telespectadores que deixam de lado as possíveis consequências do fato noticiado.
Muito bom você começar a delimitar o tipo de programas e coisas que anda assistindo. Se ficarmos abitolados em notícias ruins de mortes e desgraças seremos uma pessoa amarga e triste pois estaremos absorvendo isso para a nossa alma. Então cuidado!
6) TENHA FONTES DE INSPIRAÇÕES

Tenha sempre uma referência positiva. observe em sua volta e veja quantas pessoas podem te inspirar a se superar e a vencer novos desafios.
Acho muito bom quando consigo aprender com as pessoas, dialogar e ouvir é um exercício fascinante. O conhecimento tácito, A filosofia e os encantamentos me desperta a entender e conhecer o inquestionável. Procure alguém com quem possa ter boas referencias. 
7) ALIMENTE SE BEM.

A ciência da nutrição estuda os alimentos e a maneira pela qual nosso corpo os utiliza. Os nutrientes podem ser categorizados em macronutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras, e micronutrientes, vitaminas e minerais, os quais são essenciais para o funcionamento adequado e, portanto, para um estado ótimo de saúde.
A boa alimentação deve fazer parte da nossa rotina porque pode auxiliar na manutenção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças, no desempenho da atividade física esportiva, no controle do peso corporal, nos estados de alergias e intolerâncias alimentares e na redução de fatores de risco para doenças crônicas. Alimentação também é parte importante do tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemias, cardiopatias, doenças renais, anorexia, etc.
Além disso, com o passar dos anos o corpo sofre transformações, transitórias ou permanentes, como na infância, puberdade, gestação ou no envelhecimento, que podem demandar modificaçoes da oferta nutricional, para resultar no bem estar do indivíduo.
Na atualidade, as pessoas devem preocupar-se, no mínimo, em manter um peso adequado. O excesso de peso aumenta o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, infartos, e câncer. Peso controlado e exercício regular são fatores importantes para uma vida longa e saudável, bem como a variedade alimentar, com baixo teor de gorduras, qualidade de fibras e ingestão moderada de açúcares e sódio.
A alimentação balanceada é aquela que contém todos os nutrientes essenciais, ou seja, que o organismo não produz, necessários para a manutenção das funções dos tecidos e órgãos e do crescimento e desenvolvimento normais, nos casos de crianças e adolescentes. Assim, considera-se que alguns alimentos ou seus substitutos são elementos fundamentais para prover esses resultados. De forma didática, podemos classificar os nutrientes em energéticos, construtores e reguladores. Energéticos: são aqueles que garantem o combustível para as células do organismo, mantendo-as em atividade e assegurando-as a vida. São as células os elementos principais que compõem os órgãos e tecidos do organismo humano. Chamamos de energéticos açúcares e gorduras e todos os alimentos a base destes. Os principais são pão, arroz, macarrão, farinhas, açúcar branco, mel, milho, chocolates, óleos vegetais, manteiga, margarina, Construtores: são os nutrientes que formam/constroem as estruturas do organismo, construindo tecidos como os músculos e pele e órgãos como o fígado e o coração, bem como, enzimas, secreções, hormônios, etc. Sem esses elementos, nosso corpo se degenera. São chamados de proteínas: ovos, leite, queijos, carnes, peixes são os principais. Reguladores: conhecidos como vitaminas e minerais. São responsáveis por promover as funções das estruturas corporais, como mensageiros para que as células desempenhem suas atividades de forma adequada. Esses nutrientes estão distribuídos entre diversos alimentos. Para não haver falta desses elementos, é importante incluir na alimentação uma variedade de verduras, hortaliças, legumes, frutas, grãos como aveia, arroz e milho, leguminosas como feijão, soja, lentilha e ervilha, além do leite e derivados, das carnes e dos peixes.
8) DURMA BEM


O sono é um estado de repouso periódico — geralmente de 8 horas — no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.
Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios — como o de crescimento e insulina — consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.
9) BOAS COMPANHIAS

Ninguém é uma ilha para viver isolado. Todos precisam de um bom lugar e boas companhias. Para que sejamos bem sucedidos precisamos nos envolver na sociedade.
Após observar a vida de Adão, Deus disse: “não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe corresponda” (Gn 2:18).
Salomão disse que “é melhor serem dois do que um…” por muitos motivos (Ec 4:9).
O salmista disse: “quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” (Sl 113:1).
Há um ditado popular que afirma “antes só do que mal acompanhado”, sendo assim, devemos saber com quem nós estamos andando. Não devemos viver isolados, mas também não podemos fechar os olhos a toda e qualquer companhia.
O Salmo 1 diz que aquele que é feliz optou por evitar três situações: 1) não andar segundo conselho de ímpios; 2) não parar no caminho dos pecadores; 3) não se assentar no meio de zombadores: “feliz é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”(Sl 1:1).
Rui Barbosa disse: “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Uma pessoa de bons hábitos e costumes poderá se corromper se insistir em andar com pessoas de maus hábitos, 1Co 15:33.
Um provérbio chinês afirma: “As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro”.
A Bíblia mostra através do profeta Amós que não existe possibilidade duas pessoas andarem juntas sem que haja entre elas um acordo, Am 3:3. “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” (Pv 13:20).
Uma má companhia poderá tornar amarga nossa vida, mas a vida se tornará mais alegre se preservarmos boas companhias.
10) MEDITAÇÃO

Imagine que o estresse seja uma mochila cheia de pedras que você tem que carregar o tempo todo. Ao longo de nossas vidas, acumulamos tensões que ficam armazenadas em nossos corpos. Se o estresse for intenso, você pode, por exemplo, sentir um nó no coração após uma briga com alguém.
Felizmente, durante o descanso o corpo naturalmente remove estas pedras de novo, aliviando a carga sobre os nossos ombros. É por isso que nós dormimos, para dissolver as tensões acumuladas no dia anterior, para que possamos ter um novo começo no dia seguinte.
O problema é que o sono parece não ir fundo o suficiente, como qualquer pessoa com aquele nó no coração já sabe. Na manhã seguinte, o nó talvez esteja um pouco menos intenso, mas ele ainda existe. E provavelmente vai se tornar uma pedra que teremos que levar conosco para o resto de nossas vidas.
E se a mochila ficar muito pesada acabará afetando nossa saúde, bem-estar mental, relacionamentos, autoconfiança. E as pesquisas demonstram que também o desenvolvimento cerebral pode ser afetado. O sono não é suficiente para dissolver o acúmulo de tensões, fadigas, cansaços etc.
O sono é um processo inconsciente, aonde o corpo gradualmente experimenta estágios mais profundos de descanso, veja gráfico abaixo. Por outro lado, durante a MT, trazemos conscientemente a mente para dentro, permitindo-a que gravite até o estado de completo silêncio interior, o que ela pode fazer bem rapidamente. Este processo também proporciona ao corpo um estado de relaxamento profundo, muito mais profundo do que no sono.

Elimine o estresse com Meditação

A meditação tem dois benefícios importantes:
  • Previne o estresse futuro;
  • Libera o estresse acumulado em seu sistema.
Ambos acontecem simultaneamente, deixando-o renovado e com mais alegria.

Benefícios físicos

Com a meditação, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com mais prana(energia). Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.

No nível físico, a meditação:

  • Abaixa a pressão sanguínea;
  • Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;
  • Diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
  • Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;
  • Melhora o sistema imunológico.

Benefícios Mentais

A meditação traz o padrão de ondas cerebrais ao estado Alfa, o que promove cura. A mente se torna mais delicada e renovada. Com a prática regular de meditação, conseguimos:
  • Diminuir a ansiedade;
  • Aumentar a estabilidade emocional;
  • Aumentar a criatividade;
  • Aumentar a alegria;
  • Desenvolver a intuição;
  • Ganhar mais clareza e paz na mente;
  • Os problemas se tornam pequenos;
  • Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento.
Uma mente aguçada sem expansão causa tensão, raiva e frustração. Uma consciência expandida sem dinamismo pode levar a falta de ação/progresso. O equilíbrio entre a mente aguçada e a consciência expandida traz perfeição. A meditação o torna consciente e sua atitude interior determina sua felicidade.

Outros Benefícios

Estabilidade emocional e harmonia: limpa, nutre e acalma de dentro para fora, evitando a sensação de estar muito sensível, instável ou emocionalmente fechado.
Meditação traz harmonia para o ambiente: ao meditar, você está num espaço de vastidão, calma e alegria. E isto você emana para o ambiente, trazendo mais harmonia para o planeta.
Desenvolvimento da Consciência: com a meditação diária, sua consciência se desenvolve. E com o tempo pode experimentar o mais alto e refinado estado.
Quando sua consciência se desenvolve e expande, as perturbações da vida tornam-se insignificantes. Raiva e desapontamentos tornam-se emoções rápidas que ocorrem momentaneamente e somem. Você começa a viver no “momento presente” e abandona o passado.
Transformações pessoais: a meditação pode trazer uma verdadeira transformação pessoal. Assim que você aprender mais sobre si mesmo, você naturalmente vai querer descobrir mais sobre o mistério da vida, do universo, etc. Então as perguntas que surgirem na mente serão – Qual o sentido da vida? Qual o propósito? O que é este mundo, o que é amor, o que é conhecimento?
Quando estas questões surgirem, saiba que você é muito afortunado. Estas questões precisam ser entendidas e você não pode encontrar as respostas em livros. Assim que vivenciar essas respostas, você testemunhará a transformação da vida para um nível mais rico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário