sábado, 3 de setembro de 2016

GRUPO DE APOIO


É um projeto que iniciamos em nossa academia com o intuito de estabelecer maiores vínculos. Vivemos em um mundo caótico e despreocupado com o próximo. Ter saúde é cuidar do corpo mas acima de tudo ter uma mente saudável e equilibrada. Nossos encontros acontecem uma vez por semana e tem sido uma experiência maravilhosa! Juntos aprendemos a importância de falar, de ouvir e acima de tudo ter empatia. Somos pioneiros nesse projeto e estou muito feliz com os resultados. Abordamos diversos assuntos. Essa semana o tema foi, como eu posso vencer as adversidades? Afinal, quem não tem problemas?
veja como foi:




Grupo de apoio

COMO VENCER AS ADVERSIDADES?
Heródoto – Filósofo Grego, disse: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência”.

INTRODUÇÃO

       Todos nós enfrentamos adversidades, problemas, situações difíceis que às vezes não sabemos como lhe dar. Às vezes não entendemos o verdadeiro sentido de tudo que nos aflige e o pior é quando vivemos sem nos questionar o porquê. Vivemos em uma constante de altos e baixos e enquanto estivermos vivos estaremos suscetíveis aos problemas. Pensando nisso destaquei algumas dicas que tem me ajudado a superar algumas adversidades e trouxe para compartilhar com vocês.

ACEITE OS FATOS

       Aceitar os fatos é encarar, não fugir da realidade. Precisamos assimilar a dificuldade que estamos enfrentando. Não adianta fugir negligenciar o fato. Não sei se já aconteceu com você de ter momentos em sua vida aonde à única coisa que você gostaria era de sumir, fugir para um lugar bem distante longe de tudo e de todos de preferência uma ilha deserta! Então... Essa sensação aparece quando passamos por situações que fogem ao nosso controle. Acredite isso não pode solucionar... Não adianta demonstrar fraqueza nesse momento, é preciso encarar, levantar a cabeça. O lugar, as pessoas não podem exilar o problema, porque talvez ele esteja instalado dentro de você.

SAIBA QUAL É O SEU VERDADEIRO PROBLEMA

       O pior é quando percebemos que não se trata só de um problema, quando é um acúmulo de problemas, ou quando um é subsequente ao outro. Daí se lasca tudo! Nem sempre.
       Recentemente eu vivi um maremoto de dificuldades, fim de um relacionamento de longo tempo, fui assaltado na minha casa e levaram tudo que eu tinha de valor, mudei de área profissional e o meu pai veio a falecer. Nessa hora some todos os amigos, a família e a sensação de impotência perante o problema. Não tinha como fugir, eu até tentei. Foi hora de recomeçar. Às vezes é preciso voltar à estaca zero, e recomeçar. Comecei a me perguntar como poderia restabelecer toda minha vida e aos poucos fui vencendo as barreiras e me reconstruindo.
       Analise a situação que você está. Vejo que muitas vezes aumentamos muito a proporção de nossos problemas, pegamos uma gota de água e transformamos em um oceano.  Quando eu encontro o foco da doença fica mais fácil de prescrever o tratamento assim também é com a adversidade, quando encontro o foco do problema tenho mais condições de ver a solução.

DETERMINE A RAZÃO

       Tudo que acontece em nossa vida é efeito de uma causa ou consequência.  Importante eu analisar a situação porque talvez eu seja o maior causador daquele problema. Exemplo:

       PROBLEMA: estar endividado.
       RAZÃO: posso não ter administrado bem as minhas finanças, provavelmente gastei mais do que eu recebi.
       PROBLEMA: foi traído em um relacionamento.
       RAZÃO: Não fiz boas escolhas e permiti que pessoas sem caráter entrassem em minha vida.
       Viu como enxergamos o problema, percebemos com ele a razão e o que causou aquilo.
       Você é responsável pela sua felicidade, você é o autor de seu livro, vida é só essa e por isso eu preciso pensar e refletir em tudo que esta acontecendo em minha volta.
       Quando encontro a razão, me possibilita ter outra perspectiva da situação, posso ver o que e causou e evitar que isso aconteça novamente.

NÃO RECLAME!

       Reclamar não resolve o problema!
       Na verdade deveríamos abolir a reclamação de nossa vida.  Ninguém quer ficar ao lado de pessoas que só sabem reclamar. E por natureza nós seres humanos reclamamos de tudo, se está sol, está quente demais se está chovendo reclama da chuva. Reclamar é um mecanismo de trazer a tona toda indignação e raiva por não conseguir lhe dar com os problemas. A melhor alternativa para parar de reclamar é ocupar o tempo ocioso e canalizar essa energia em alguma atividade física que lhe proporcione muito prazer.

PLANEJE

       Você já diagnosticou seu problema já se permitiu analisar qual foi a razão de tudo estar fora de seu controle, agora você tem condições de traçar um planejamento.
       Todo o nosso sucesso depende de planejamento. Criar mecanismos que me possibilite sair dessa situação e chegar aonde eu quero.  Em um bom planejamento é necessário se fazer algumas perguntas.
       O que fazer
       Como fazer
       Quais recursos eu vou utilizar
       Pra que fazer
       Onde fazer
       Quando fazer
       Por que eu quero fazer

ANALISAR OS PONTOS NEGATIVOS

       Antigamente os Estóicos utilizavam muito essa metodologia como forma de estilo de vida. Muito bom pensar positivo, mas nem sempre é assim, nem sempre da tudo certo nem sempre as coisas acontecem da forma que nós planejamos. Analisar os aspectos negativos é perceber as possibilidades do erro e se preparar para lhe dar com ele. Não crie expectativas, para não gerar frustrações. Quando sei que tenho que ir para uma guerra eu não vou despreparado ou desarmado assim é com os problemas, preciso acordar todos os dias disposto e preparado para enfrenta-lo.

DECIDA E AJA

       Tudo será em vão se você não agir. Tomamos a decisão, mas se não agirmos a situação continuará a mesma.  Ficar esperando as coisas passarem não vai solucionar os problemas.

ACREDITE TUDO PASSA

       Tudo é passageiro em nossa vida. A vida passa! E com ela tudo também passa. O sofrimento só se torna eterno quando nós o alimentamos de alguma forma. Você pode transformar as coisas ruins em algo de bom na sua vida. Tente mudar a visão em relação aos seus problemas e acho que sinceramente a vida seria sem graça se não os tivéssemos conosco. Sempre depois de uma grande tempestade sempre surge um novo amanhecer!

TENHA FÉ

       A fé é o principio básico para uma boa sobrevivência. Em HEBREUS 11:1 vemos que a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem. Jesus já nos ensinava a entender o que é a fé, como tê-la e como utiliza-la. A salvação é pela fé; EFÉSIOS 2:8,9 diz que porque pois pela fé sois salvos em Cristo Jesus e isso não vem de vós é dom de Deus, nem de obras para que ninguém se glorie.
       Acredite haverá momentos em nossa vida que a única coisa que nos restará será a nossa fé, terá momentos difíceis e obscuros e nessa hora precisamos ter a fé, acreditar em algo superior, em um poder sobrenatural que será capaz de te ajudar. Já vi tantos milagres acontecerem e já vivi alguns desses milagres também. Quando terminar suas forças e não houver mais solução e o problema for demasiadamente difícil, aumente o combustível da fé e creia que Deus pode fazer tudo o que o homem não é capaz de fazer. Fé não está interligada a religião é mais do que isso, e não quero abrir paradoxo para questionamentos banais de religiosos ou fanáticos, a fé fala de experiência de algo que parece ser abstrato, mas no fundo se revela muito concreto. Acredito que grandes homens de diversas religiões deixaram grandes contribuições para nossa fé. Temos Buda, Chico Xavier, Padre Fabio de Melo, Pastor Silas Malafaia, Pastor André, Madre Teresa de Calcutá, entre outros... Mas estes são os conhecidos, entretanto se você observar bem você verá que existem pessoas iluminadas ao seu redor, na sua igreja, na sua paróquia, no seu templo. Vamos aprender. Abrir a mente e sair de paradigmas e dogmas. Entender a fé é compreender o mistério daquilo que se vive com aquilo que ainda é obscuro. 
       A fé é a chave da porta que dá acesso pra sair do problema.

APRENDA

       Não adianta passar por tudo isso se você não tirar um aprendizado e o pior cair na constante cíclica de viver os mesmos fatos outras vezes. Isso implica em ter maturidade. Eu preciso aprender com as situações de minha vida eu preciso entender que aquela experiência de alguma forma me fortaleceu e aprender é diferente de apreender. Eu preciso aprender e reter sobre mim aquela experiência... Quando eu aprendo tenho condições de ajudar o próximo. Às vezes somos egoístas em achar que o meu problema é só o que importa. Olhe para o lado, semeie o bem, mesmo estando mal, aquilo que se planta um dia se colhe!

Professor: Wellington Sousa

















Um comentário:

  1. Ameeeeeeeeei esse blog ! Parabéns , você é merecedor de todo sucesso, porque consegue contagiar sua alegria com todos ao seu redor. Que continue ajudando as pessoas a enxergar a sua MELHOR VERSAO. Beeijao, isso é só o começo. By: VaaaL

    ResponderExcluir